Administrado por Dom Joseph Ravassi.

Pesquisar

Carta de Abertura - Status Opus


Carta Apostólica Satus Opus
Carta de Abertura dos Trabalhos do
Primeiro Concilio de Latrão
Na Arquibasílica de Latrão, Catedral de Roma
Benedictus Pp. III
Servum Servorum Dei


Veneráveis Padres Conciliares,                                              
que comigo hoje, nesta Igreja mãe de todas as Igrejas, iniciam os trabalhos deste Primeiro Concílio de Latrão.

Caros irmãos, rejubila-se hoje toda Santa Igreja, hoje tão esperado dia, damos início aos trabalhos funcionais e debates deste concílio, o primeiro nesta arquibasílica de Latrão.
Após tantos desafios, depois de mais de (10) dez anos, de labuta e evangelização pelo habbo hotel, sustentados pela Fé Católica e na fidelidade aos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, mais uma vez a Igreja reúne-se, tal qual para exercer seu trabalho em plena unidade e comunhão com seus pastores.

Portanto, hoje iniciamos os trabalhos da nova década, do primeiro concílio após os (10) dez anos, o primeiro grande concílio que decidirá os próximos passos dos novos anos.

Aqueles que nos antecederam recorreram aos concílios sempre para o melhor amadurecimento e caminhada da Igreja, também nós hoje e de igual maneira, celebramos os oitavos concílios da história de nossa Igreja, e tal qual aos que nos antecederam nesta missão, buscando o amor e a organização da Santa Igreja.

Sendo, pois, não seja esquecido o que nos foi aprovado e dado pelos que nos antecederam, nem seja por nos esquecido os esforços que tantos dos nossos empreenderam para que hoje, pudéssemos em comunhão e unidade encaminhar estes trabalhos.

Faço aqui lembrar a vós veneráveis irmãos, aquela passagem que nos foi motivadora em todos os anos de trajetória eclesial e que de maneira alguma deixar-se-á esquecer, é o que nos diz nosso Senhor: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16-15), possa em nos ainda nestes tempos difíceis, surtir efeitos e nortear nossa missão evangélica estas palavras do Senhor, Sumo Pastor da Igreja.

Ao longo de nossa história, também nunca os faltou piedade, amor e veneração para com a mãe de Deus, a Imaculada Virgem Maria, sendo, pois, por vários pontífices, a igreja a Ela consagrada, bem como todos os trabalhos. Também nos hoje, nesta grande assembleia conciliar possamos confiar a sua proteção os nossos trabalhos, os trabalhos deste concílio, Ela que é também a mãe da Igreja, confiamos e consagramos este Concilio de Latrão.

Dado em Roma, Junto á São Pedro, 24 de Agosto do Ano Santo da Misericórdia e Jubilar de 2016, Primeiro do Meu Pontificado.

+ Benedictus Pp. III
Servum Servorum Dei