Administrado por Dom Joseph Ravassi.

Pesquisar

Carta de Convocação - Convocatus Sacerdotibus Gregis

 



Carta Apostólica
Convocatus Sacerdotibus Gregis

Papa Bento III,
sobre o Primeiro Concílio de Latrão

Magníficos Padres que comigo celebram esta celebração,
Querido Povo de Deus,

A Igreja, ao longo de seus (10) dez anos, de caminhada, viu a cada tempo de sua trajetória, a necessidade de obrigar a regência, o respeito e a organização. Os padres que nesta missão nós antecederam, sempre fizeram isto, com maestria e em várias circunstancias, por meio de decretos, cartas e constituições.

Se voltarmos a atenção para a Igreja, vemos que ela não permaneceu inerte espectadora em face dos acontecimentos do mundo, da guia pastoral da Igreja na vida real, nem muito menos foi omissa em procurar por sua missão, uma maior organização, e grande abrangência do maior anúncio do Evangelho do Senhor.

Sendo, pois, considerado que a Igreja no decurso de suas funções, nunca deixou de ser amparado pelo Espírito Santo, que tudo guia, tudo cria e tudo faz, pela unidade da Trindade Santíssima, também não nós confiamos Nele, em nossa realidade.

Portanto, pela autoridade de Cristo Nosso Senhor e Redentor, sob o amparo da Bem-Aventurada Virgem Maria, e a confissão do Beato Apostolo São Pedro, e pelas circunstancias que exigem de nós, resposta e disponibilidade, bem como nos difíceis tempos que se segue: Convoco os Padres pastores desta Igreja, para que comigo, possamos nos reunir, em Concílio, junto à esta Igreja de Latrão, à mãe de todas as Igrejas, no contexto do ano santo da misericórdia, neste Primeiro Concílio de Latrão.

Assim, a solene reunião conciliar será solenemente aberta, em tempo devido, no próximo dia 16 de agosto deste ano santo e jubilar de 2016, com uma solene celebração. Este concílio, não quer complementar, ou renovar, mais quer rememorar e reformular pelas bases da Fé Católica, à unidade e os caminhos da Santa Igreja. Desde já, amparo esta ação à proteção materna da Santíssima Virgem Maria, Ela que por sua intercessão será nossa grande, advogada e cintilante estrela neste caminho difícil, Ela, que por sua missão, nós aponta a Luz do mundo, o Brilho em meio as Trevas, a Salvação dos homens, nosso Senhor Jesus Cristo, da qual tudo converge.

Dado em Roma, Junto á São Pedro, 09 de Agosto do Ano Santo da Misericórdia e Jubilar de 2016, Na Arquibasílica de São João de Latrão, Primeiro de Meu Pontificado.


Benedictus Pp. III – Servum Servorum Dei